O que é um compressor de ar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

O que é um compressor de ar?

Do latim compresor, um compressor é aquilo que comprime (prensa, oprime, reduz para um menor volume). O termo é usado para designar qualquer máquina que, graças a um aumento de pressão, é capaz de deslocar fluidos comprimíveis como, por exemplo, os gases.

os compressores de ar comprimido podem dividir-se em diversos tipos, nomeadamente os compressores alternativos ou de pistões (que abrem e fecham válvulas para aspirar ou comprimir o gás), os compressores rotativos (com parafusos giratórios) ou os compressores centrífugos ou roto-dinâmicos, entre outros

OS PRINCIPAIS TIPOS DE COMPRESSORES DE AR COMPRIMIDO

Compressor à Pistão

Compressores de pistão existem nas versões com 1, 2, 3 ou 4 e 5 cilindros, de acordo com a necessidade de ar comprimido ou nível de pressão necessário. Um compressor de pistão consiste de um virabrequim, uma biela, um cilindro, um pistão e uma válvula. O virabrequim é conduzido por uma correia em V, geralmente por um motor elétrico.

Tipos de aplicações:

Os compressores a pistão normalmente são utilizados em funilarias, oficinas mecânicas, borracharias, Injetoras Plásticas e pequenas empresas.

A escolha do compressor deve estar aliada a diversos fatores, tais como: Consumo

energético, robustez, fluido refrigerante, rendimentos, ruído, custo de manutenção, regime de operação, etc.

Compressor à Parafuso

Um compressor parafuso típico, lubrificado a óleo, é uma máquina de deslocamento positivo que possuem dois rotores, montados em mancais na câmara de trabalho numa tolerância estreita. O rotor macho tem um perfil convexo, ao contrário do rotor fêmea, que possui um perfil  côncavo. A forma básica dos rotores é semelhante a uma rosca sem fim. O compressor de parafuso difere do compressor de pistão em vários aspectos, com destaque para a eficiência energética e a capacidade de operar continuamente em plena carga sem picos no fornecimento do ar comprimido.

Tipos de aplicações :
Compressores de ar comprimido são largamente utilizados na indústria alimentando os equipamentos da linha de fábrica, em obras em geral para alimentar os mais diversos equipamentos como perfuratrizes, rompedores de concreto, projetado de concreto, jato de granalha, perfuração de poços, estaca raiz, etc…

Figura abaixo mostra um compressor de ar alimentando uma carreta de perfuração.

Figura abaixo mostra uma sala de compressores conectados em serie  para alimentar uma linha de ar comprimido de uma indústria.

Não há como negar que um compressor de ar é extremamente importante em diversos segmentos o que ajuda a tornar sua utilização a mais prática e eficiente possível para todos os tipos de trabalho como explicamos acima há um compressor especifico para cada tipo serviço. Pois o ar comprimido é a energia mais limpa e eficaz para movimentar ferramentas e maquinários.

Se você está buscando por compressores de ar, não deixe de nos procurar. Aqui na Air Rent, nós trabalhamos com os melhores do mercado.

 



Comentários no Facebook